Pesquisar este blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

Grande Rio brinca na Avenida e faz ensaio contagiante

Grande Rio brinca na Avenida e faz ensaio contagiante

Ramiro Costa | Carnavalesco | 24/01/2011 01h52


Foto: Henrique Matos/DivulgaçãoA Grande Rio ainda pega carona em sua boa fase que começou desde o desfile de 2010 com o vice-campeonato. A escola de Caxias realizou na noite deste domingo um ensaio correto, sem falhas graves  além de levar um número de componentes bem elevado. O que se viu foi uma comunidade que não estava na Marquês de Sapucaí por uma simples obrigação, mas por amor à escola. Se a Grande Rio ainda busca o tão sonhado campeonato, talvez seja uma questão de tempo, mas o ensaio de hoje provou que a tricolor da Baixada está no caminho certo.

De fato, não se pode esconder que por diversos momentos do ensaio, a escola "atravessou" o canto, mas isso é conseqüência da ausência de caixas de som na Avenida. O problema se agravava quando a bateria de Ciça realizava um de suas paradinhas que durava quase a metade do samba. Os ritmistas fizeram um boa apresentação e o mestre continua mostrando sua criatividade, embora alguns críticos acham suas bossas longas demais e prejudiciais para a escola. Mas Ciça parece não ligar.
Se o mestre de bateria da Grande Rio realizou mais um ensaio técnico na sua carreira, o mesmo não se pode dizer do estreante Luiz Felipe. O novo mestre-sala da escola se dançou ao lado de experiente Squel pela primeira vez na Marquês de Sapucaí. Ele era o segundo mestre-sala da Grande Rio até o ano passado. Os dois sofreram muito com o vento e, por isso, a bandeira de Squel enrolou uma vez na primeira cabine.  Em frente à quarta cabine de jurados, no setor 9, o casal foi bem melhor já sem o vento para atrapalhar.

Quem também "debutava" na Avenida era a atriz Cris Vianna. Ela reinou pela primeira vez à frente dos ritmistas da Grande Rio. Cris preferiu usar um longo vestido com as cores da agremiação durante sua passagem na Marquês de Sapucaí. No ano passado, a atriz já tinha desfilado na escola, mas na comissão de frente, comandada mais uma vez por Renato Vieira. O grupo não trouxe a coreografia principal, mas já mostrou alguns elementos que devem ser levados no dia do desfile.

No quesito "organização", a Grande Rio também merece elogios. A escola estava com um número de integrantes com camisa de diretoria menor em relação ao ano passado. Esse excesso muitas vezes atrapalhava a própria escola.  Destaque também para a bela fantasia usada pelas baianas no ensaio e o próprio componente da Grande Rio, que se mostrou um sambista apaixonado por sua escola. Muitos estavam com capas e chapéus de bruxas fazendo uma referência sobre o misticismo de Florianópolis.

Criticada durante anos por seu excesso de artistas e carnavais irregulares, a escola de Perácio e cia está amadurecendo e saindo da adolescência. Com 23 anos de vida, a Grande Rio caminha para a fase adulta. Agora, é colher os frutos da maturidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário