Pesquisar este blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

Unidos da Tijuca assume o posto de rolo compressor do Sambódromo

Unidos da Tijuca assume o posto de rolo compressor do Sambódromo



Foto: Ricardo Almeida/DivulgaçãoA Unidos da Tijuca, atual campeã do carnaval, ganhou um novo "título" na noite deste domingo. A agremiação do Borel "roubou" da Beija-Flor de Nilópolis, o posto de rolo compressor do Sambódromo, ou seja, a escola que passa pela pista tão forte que arrasta todo mundo. Foi o que aconteceu. Em seu primeiro ensaio técnico no Sambódromo rumo ao bicampeonato no desfile de 2011, a Tijuca foi arrebatadora. O canto dos componentes foi tão alto, que era difícil ouvir o carro de som, onde o intérprete Bruno Ribas conduzia com maestria o samba-enredo "Esta Noite Levarei Sua Alma". O enredo fala do medo no cinema, mas depois de realizar seu primeiro ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, a Unidos da Tijuca mostrou que suas concorrentes é que devem temer, pois ficou claro que é fortíssima candidata ao título. Nas arquibancadas e frisas, o público de 35 mil pessoas não parou de vibrar sequer um minuto com a passagem da Tijuca.

Pegando um gancho com o enredo de 2010, não é segredo para ninguém que a comunidade tijucana é uma das mais fortes do carnaval carioca e que o trabalho da direção de carnaval, através de Ricardo Fernandes, e de toda harmonia da escola é um dos belos exemplos de sucesso da administração do presidente Fernando Horta. Porém, o que foi apresentado no ensaio de domingo passou do limite imaginado. O componente da Tijuca arrepiou, cantou o samba inteiro e explodiu na hora do refrão.
* Fotos do ensaio

Os críticos de plantão vão dizer que o ensaio era uma micareta, que a evolução foi prejudicada pelos componentes batendo palmas. A verdade é que isso é uma enorme bobagem. A Tijuca sabe aliar o samba, diversão e o alto astral. Todo mundo queria que sua comunidade desfilasse como fez a Unidos da Tijuca. Antes que reclamem, o ensaio mostrou que é possível juntar os componentes de forma organizada nas alas e também deixar que eles sambem e brinquem. Aliás, o componente tijucano não precisa provar muito o seu valor. Além da diversão e do amor pelo pavilhão da Unidos da Tijuca, eles estão ali e nos demais ensaios sempre comprometidos com o carnaval e a interação com o público é o grande sucesso, o boom da escola do Borel.

- Na minha opinião o ensaio foi muito bom. O chão da escola deu a resposta que esperávamos. O samba teve um bom desempenho  e o canto associado à bateria correspondeu. Vou analisar as gravações do ensaio com toda a equipe de harmonia e avaliar no que pecamos para melhorar até o desfile. O chão da Tijuca é muito forte. Isso não acontece por um acaso, é mérito de cada representante de ala e membro da harmonia. Geralmente, a mídia não dá muito valor para esse tipo de coisa, mas tem se falado muito da melhoria do chão da escola - disse o diretor de carnaval Ricardo Fernandes.

Neste domingo, o ensaio começou a mil, mesmo com os intérpretes não fazendo o tradicional esquenta, a azul e amarela entrou com muita disposição na Avenida. A comissão de frente, que estremeceu o carnaval de 2010, apresentou uma coreografia especial para o treino. Com movimentos sincronizados com o samba, os bailarinos divertiram o público.

- Nada do que vimos hoje será visto no desfile. É segredo, não conto a ninguém. Fizemos uma brincadeira para saudar o público. Já fizemos todos os testes com a fantasia. Vai ser muito legal e totalmente diferente do ano passado - disse o coreógrafo Rodrigo Neri. Priscila Motta, que também é responsável pela comissão, falou do grupo para 2011. - Os ensaios estão frenéticos. Desde o último carnaval nós não paramos. Fisemos muitas apresentações e o grupo se manteve em atividade, se reunindo pelo menos três vezes por semana durante todo o ano. Depois de dezembro passamos a ensaiar todos os dias, inclusive alguns sábados. A coreografia de 2011 já está concluída - explicou a coreógrafa, que ainda fará shows até setembro com a coreografia de 2010.

Sempre perfeitos, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marquinhos e Giovanna, mostrou o motivo de serem considerados um dos melhores do carnaval. Vestindo a fantasia do último desfile, toda em tons de azul, roxo e dourado, eles fizeram suas exibições sem maiores percalços, arrancado aplausos por onde passavam. Para quem está assistindo, a apresentação da dupla é um momento de sutileza, que passa por toques de amor e muita vibração. Detalhe para bandeira de Giovanna, que está sempre esticada. - A nossa roupa está em processo final de confecção. Ainda não experimentei, mas confio em quem está fazendo e tenho certeza que ficará boa. Resolvemos ensaiar hoje com a fantasia do ano passado pra dar um gás a mais, pegar esse calorzão e brindar o público - contou o mestre-sala Marquinhos.

A bateria de mestre Casagrande, que não teve a rainha Adriane Galisteu à frente de seus ritmistas, treinou bossas e paradinhas para o desfile oficial. Com um ritmo seguro e força nas marcações, a "Pura Cadência", como é conhecida, deu tranquilidade para o time de intérpretes comandado por Bruno Ribas, que conversou com o SRZD-Carnavalesco. - Nós estamos nos preparando para fazer um grande espetáculo para que o público continue admirando o trabalho da Tijuca. Esse samba é mais um grande presente e espero fazer com que ele funcione no desfile.

Maior astro do carnaval, o carnavalesco Paulo Barros foi ovacionado pelo público. Em cada setor de arquibancado, ele era apresentado pelos coreógrafos da comissão de frente e recebia milhares de aplausos. Do seu jeito misterioso, Paulo falou do desfile de 2011. - Estamos preparando um desfile para disputar o título e nos cercando em todos os quesitos para não errarmos e perdermos ponto. Eu não penso na expectativa em relação ao desfile. Eu me ocupo, não me preocupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário